10 Verdades Sobre Ter um Blog

4 de abril de 2015
O que ninguém te conta sobre ser blogueiro

Antes de criar um blog sempre pensei que fosse muito fácil e que não desse trabalho nenhum, Afinal, era só criar uma conta num servidor de blogs e depois começar a escrever. Mas ser blogueiro ou ter um blog é mais do que isso. Depois de algum tempo apercebi-me que, na verdade, não é tão fácil assim, por isso, ficam aqui 10 verdades sobre ter um blog que ninguém te conta.

Ter um blog dá trabalho e tira-te bastante tempo: Mesmo que tenhas criado o blog como um passatempo vais começar a gostar e a achar importante dar aos teus leitores o melhor layout, os melhores posts com as melhores imagens. Acredita, escrever, procurar ou fotografar a imagem perfeita e depois publicar dá trabalho e gasta bastante tempo. Quem sabe um dia não sais recompensado.

A primeira impressão conta: Se tens um blog precisas de saber que a primeira impressão conta, por isso, é necessário que tenhas um bom layout. Procura ter um layout simples e bem organizado. Não uses cores demasiado brilhantes ou tipos de letra ilegíveis. Ter um blog com boa apresentação é meio caminho para ganhares novos leitores.

Escolhe boas imagens: "Uma imagem vale mais que mil palavras" com isto quero dizer que a imagem do teu artigo é muito importante. A primeira coisa que os teus leitores veem é o título do teu artigo e as imagens que publicas. Uma imagem com uma boa edição e relacionada com o texto vai-te fazer com que os leitores tenham vontade de ler e ainda acabam por deixar uns comentários.

No início vais ter poucos leitores: É normal que quando criares o teu blog não recebas muitos comentários e tenhas poucas visitas. Ainda estás no início e ninguém conhece o teu blog.
O mais importante é não desistires e não dês demasiada importância ao número de acessos. Trabalhar e sentires-te bem em ter um blog é o fundamental. Aprende a Como Conseguir Mais Leitores.

"Segui, segue de volta": Entendo perfeitamente a felicidade de saber que recebemos um comentário novo, mas depois é algo do género "Segui. segue de volta". Simplesmente ignora e não entres no esquema. Troca de seguidores não te traz leitores ou visitas, só te faz crescer o número de seguidores. Ter um grande número de seguidores não quer dizer que és um bom blogueiro. Leitores fazem de ti um bom blogueiro.

Dar demasiada importância aos números só te atrasa: Vais sempre querer que o número de acessos e comentários cresça. Mas não fiques viciado em apenas conseguir aumentar esse número, isso só te vai atrasar.
Perdi demasiado tempo a procurar SEO e maneiras de aumentar o número de acessos, só hoje é que reparei que isso só me fez perder tempo. Actualizar o blog frequentemente é que faz crescer esses números.

Redes sociais são obrigatórias: Quem segue o teu blog e gosta de ti também gosta de saber o que estás a fazer fora do blog. E ter redes sociais também te ajuda a divulgar o teu blog o que é bastante importante para dares conhecimento do teu blog a novas pessoas.
Não és obrigado a usares todas as redes sociais. Cada um tem as suas favoritas.

Não podes agradar toda a gente: Provavelmente vais ter muitos leitores que vão gostar de ti e do teu blog e vão fazer comentários positivos e sempre iram-te dar apoio. Mas também tens de saber que vais receber comentários negativos e que vai sempre haver alguém que não te vai apoiar, pelo contrário, vai sempre poluir o teu blog e redes sociais com comentários negativos sem razões nenhumas.

Bloqueios criativos vão acontecer: Nem sempre vais ter ideias óptimas e vais ter dias em que a criatividade e a inspiração vão ser zero. Simplesmente não desesperes e aproveita esses dias para fazer algo fora do normal. Por vezes falta de criatividade e de ideias deve-se ao facto de teres uma rotina aborrecida. Lê também 5 maneiras para te manteres criativo.

Nem tudo corre como planeado: Por vezes temos tudo planeado, sabemos os posts que vamos publicar, em que dias e a que horas. Mas nem sempre tudo sai como planeado e o importante é não desesperar e ficar em baixo. Não deu para publicar naquele dia como estava planeado, a máquina fotográfica avariou, just keep calm e esforça-te mais nas próximas publicações.

Vais querer desistir: Depois de comentários negativos, de perderes muito tempo a criares um post e não receberes comentários, de ninguém seguir o teu blog, de o número de acessos não aumentar, vais querer desistir. Mas acredita, os que desistem são aqueles que acabam por não aprender ou receber nada com o blog. Se realmente gostas do teu blog, não desistas, continua e actualiza frequentemente o teu blog e verás que alcançarás aquilo que procuras.

12 comentários:

  1. Excelente post, Bruno. Só disse verdades.
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e ainda bem que gostaste do post, fico feliz ;)

      Eliminar
  2. Nossa falo toda a verdade :/
    adorei o post parabéns !
    by: lice
    http://morena-cor-de-rosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi o comentário Lice. Eu acredito que você fala toda a verdade :)

      Eliminar
  3. Gostei muito daqui, de verdade. Não conhecia e já estou seguindo.
    Adorei o post, tudo o que está escrito é verdade, principalmente a parte em que você diz que números não correspondem especificamente ao sucesso. A vontade de desistir sempre existe, mas o gosto pela escrita sempre é maior.
    Parabéns pelo post, bem criativo

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Fiquei muito feliz com o que li.
      Ainda bem que gostou do blog, vou passar pelo teu também :)

      Eliminar
  4. Ótimo post :) São dicas muito úteis pra quem ainda tá começando, tipo eu to no meu segundo blog, desisti do outro por não querer postar mais, mas sentir falta de ser blogueira de novo e criei outro <3 E eu já não tenho mais duvidas sobre ser blogueira, tudo o que eu aprendi com o outro já posso usar com esse e tá sendo muito legal :** Felizmente, só recebo comentários positivos... Primeira vez que visito seu blog, e é ótimo, parabéns.. Sucesso o/


    amoresporficcao.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas muito sucesso com o teu novo blog. E ainda bem que aprendeste com os erros do outro blog, assim este novo será muito melhor, vou passar por lá ;)

      Eliminar
  5. Adorei o post, me identifiquei muito. Ah adorei o blog também hahaha
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que gostou do post e do blog. Espero ter ajudado com as dicas ;)

      Eliminar
  6. Mais verdade não podia ser.
    Ter um blog perde-se muito tempo, mas com esforço e dedicação tudo se resolve.

    Sigam http://ladomoderno.com O melhor blog dos anos 90

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esforço tudo se consegue.
      Vou passar pelo teu blog ;)

      Eliminar