Guia: Como escolher o nome perfeito para o blog

11 de maio de 2016
escolher nome para o blog que não te vais arrepender

Como já devem ter lido numa publicação (De Volta ao Blog?!) que fiz há pouco tempo quero mudar o nome do meu blog. Senti que este nome não se adequa ao meu blog nem a mim. Na altura fazia sentido, mas agora NÃO.
Gosto do layout do blog, mas o nome está a estragar tudo. Até perco vontade de cá escrever, por um motivo tão simples que não devia ter tanta importância. 

Se há coisa que foi difícil para mim desde que criei este blog foi escolher um nome. Já teve dois nomes diferentes e agora vai para o terceiro. Mas desta vez tem de ser de vez. Algo que fique para sempre. Por isso é que decidi criar este guia para quem for criar um blog ter a vida facilitada. Esperemos que isto funcione.

Nome SEO VS Nome Único

Nome SEO

Para quem não sabe o que é SEO (Search Engine Optimization) pode ler mais sobre o assunto em Blogger SEO.

Para quem tem um blog com um único nicho (categoria) este tipo de nome pode ser vantajoso. Por exemplo um blog só de moda masculina que tenha como nome Moda Masculina vai ser um dos primeiros, se não o primeiro, blog aparecer nos resultados do Google sempre que alguém pesquise por Moda Masculina.
Muitos optam por dar o seu nome ao blog o que também é uma grande vantagem para quem já for “famoso” na Internet. Assim sempre que alguém pesquisar o nome dessa pessoa o seu site vai ser o primeiro aparecer.

Mas nem tudo são vantagens. Se não fores conhecido vai ser mais difícil de alguém pesquisar pelo teu nome ou de se lembrar do teu nome para voltar ao teu blog. 
Outra desvantagem dos nomes SEO é que o foco do blog tem de se manter sempre o mesmo. Ninguém quer entrar num blog com o nome Moda Masculina e encontrar posts de moda feminina ou sobre fotografia, etc.

Nome SEO é um nome que identifica de imediato sobre o que é o teu blog.

Nome Único

Um nome único tem as suas vantagens. Ao contrário do nome SEO o nome único não te obriga a falar apenas de um assunto no blog. Este tipo de nome também tem a particularidade de ser mais fácil de decorar. É mais fácil para mim lembrar-me que gostei do blog Estrelas de Verão do que A Moda Masculina By Pedro. Isto porque um nome único, original e não usual fica na memória.

Contras para o uso do nome único é o facto de não deixar logo claro sobre o que é o teu blog, é mais difícil para aparecer em primeiro nos resultados do Google e é mais complicado para pensar num nome único que te identifique a ti e ao teu blog.

Nome Único é um nome que te dá liberdade para escrever sobre vários assuntos, que conta uma história (ou não), que te identifica a ti.

Escolher o nome do blog

Faz uma lista de palavras que respondam a estas perguntas. (este exemplo ainda vai sofrer alterações)

guia para escolher nome para o blog

Dica: Para te ajudar a ter várias palavras convêm usar sinónimos das palavras que escreveste. Este site pode ajudar-te a encontrar sinónimos.

Agora tenta juntar essas palavras e cria um nome para o teu blog. Podes inventar nomes também. Ninguém sabe o que significa Oreo, mas toda a gente sabe que é uma marca de bolachas. Google é um nome inventado (uma variação da palavra googol).

Dicas Bónus 

Escolhe um nome que te representa a ti e à tua marca. E se tiver uma história por de trás melhor, para um dia poderes contar como te surgiu o nome ou mesmo para contares na tua página Sobre do blog.

Nomes de blogs querem se curtos, de fácil pronunciação e escrita. Assim serão mais fácil para os teus leitores se lembrarem do nome.

Cuidado com a junção de palavras. Por vezes podem dar uma imagem errada a quem lê. Por exemplo o site penisland.com. À primeira vista pode parecer Penis Land, mas na verdade é Pen Island (o site é real e é sobre canetas).

Este artigo ajudou-te? Qual nome achas que devo escolher para o blog?

P.S: O meu preferido não está disponível (semfoco.com)

8 comentários:

  1. ah, eu demorei, mas consegui escolher um nome que é minha cara, já coloquei tantos nome... um mais fiasquento que outro hahaha
    e com esse nome eu ainda quero ter o domínio www
    o que eu tenho que aprender a fazer é um banner descente :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem muito tutorial no youtube ensinando a fazer banner. Ou então procura no google que podes encontrar algum banner que gostes e que seja editável :)

      Eliminar
  2. Quero tanto mudar o nome do meu blogue, mas lá está, não sei para qual ahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta este guia. Ajudou-me muito a ter ideias!

      Eliminar
  3. Olá, Bruno!
    Criar um blog pode não se uma tarefa fácil, mas concordo que escolher um nome que seja único e sua marca é bem complicado. O meu mesmo pensei bastante antes de criar e acho que combina muito comigo e com a proposta do blog. Desejo boa sorte nessa sua nova fase e espero que encontre um ótimo novo nome! Adorei o seu blog e já estou seguindo *-* Voltarei mais vezes! Adoraria receber uma visita sua no meu blog e ficaria muito feliz se seguisse também. Valeria muito para mim :)
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é mais difícil escolher um nome que editar layout ahahah. Claro que vou passar pelo teu blog, acho que já o sigo e tudo :)
      Pelo menos o Instagram do teu blog eu conheço.

      Eliminar
  4. Escolher o nome para o meu blog foi o mais complicado de todo o processo. Demorei, sem exageros, MESES até ficar satisfeita! Por fim encontrei um que era versátil o suficiente, poderia acompanhar-me durante muito tempo e que tinha a ver com o conteúdo :)

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente escolher um nome é complicado. Eu ainda estou num dilema por causa disso. Não sei o que escolher :(

      Eliminar